EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Taperebá

A árvore de Taperabá pode atingir até 25 metros de altura, possui casca fina e de cor amarelo-alaranjada, com polpa saborosa e ácida.

  • Nome científico: Spondias mombin L.
  • Nomes populares: cajá, cajá-mirim, cajá-pequeno, cajarana, cajazinho, acaíba, cajá, taperebá, taperibá-miúdo.
  • Família botânica: Anacardiaceae.

Cajazeira

A cajazeira é uma planta decídua de grande porte que supera 20 metros de altura, com um tronco coberto por casca grossa e áspera que se ramifica. Quando está em flor e frutificação, seu grande dossel torna-se vistoso e impressionante. As folhas podem alcançar até 30 centímetros de comprimento. As flores são esbranquiçadas e geralmente ocorrem a autopolinização. O fruto é uma drupa de 3 a 6 cm de comprimento, ovalada ou alongada, ligeiramente achatada na base, com cor que varia do amarelo ao laranja quando maduro, casca fina e polpa amarela a laranja, o que confere ao fruto uma espessura fina, suculenta e com sabor que varia de doce a ácido, podendo mudar conforme a planta. A polpa é também muito aromática e de sabor agridoce, com bons níveis de açúcares, vitaminas A e C, e carotenoides. O peso do fruto pode variar bastante. Na Bahia, foram encontrados frutos pesando de 4,8 a 37,4 g.

Os frutos podem ser consumidos in natura e são encontrados em mercados de rua. A madeira da taperabá é leve e fácil de trabalhar, sendo muito útil para carpintaria e pequenas embarcações. A casca da árvore de taperabá é aromática e possui propriedades adstringentes, eméticas, antidiarreicas, antidisentéricas e anti-hemorroidais, sendo que estas últimas também são atribuídas à raiz. As folhas mostraram a presença de taninos em estudos fitoquímicos, além de saponinas, resinas, esteróis e triterpenos, flavonoides e alcaloides. Na medicina tradicional, as folhas e a casca do tronco da cajazeira são usadas para tratar distúrbios infecciosos, especialmente diarreias. As flores são melíferas. O rendimento industrial da polpa é de cerca de 40%, e estima-se que apenas 30% da colheita é utilizada devido a perdas na colheita e transporte, devido à perecibilidade dos frutos.

Áreas degradadas podem ser recuperadas com a plantação de cajazeiras, pois atraem pássaros. Em paisagens, é considerado devido ao seu crescimento em altura.

Abrir bate-papo
Olá 🍃
Podemos ajudar?