EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Cedro

Cedro (Cedrela fissilis)

O cedro é uma árvore bela, de grande desenvolvimento, que pode atingir até 30 metros de altura. Suas flores são brancas, e a madeira é utilizada em marcenaria de luxo e trabalhos de entalhe. Muitas imagens são esculpidas em cedro. Os charutos são envoltos em uma camada muito fina de cedro para capturar seu aroma, e as caixas que os contêm são feitas com essa madeira. Além disso, a madeira submetida à destilação fornece óleo.

Lendo essa descrição, já se pode imaginar que, devido à sua versatilidade, sua exploração foi intensa no passado, assim como ocorreu com todas as espécies nobres da Mata Atlântica. Além das utilidades mencionadas, o cedro também possui uma excelente madeira de cor avermelhada para construção civil, naval e aeronáutica.

A ocorrência natural da árvore vai do Rio Grande do Sul a Minas Gerais, mas pode ser encontrada com menor intensidade em todo o país. Em Santa Catarina, ocorreu por todo o território do estado e em todos os tipos de formações florestais.

O cedro tem um parente muito famoso na Amazônia, também muito explorado, a ponto de estar incluído na lista de espécies da flora ameaçadas de extinção, que é o mogno (Swietenia macrophylla).

O cedro é uma espécie com alto potencial para reflorestamento, seja para restauração de ambientes degradados, sequestro de carbono, paisagismo ou plantações com fins econômicos. É uma das espécies produzidas no viveiro Jardim das Florestas desde seu início, em 1987. Atualmente, há milhares de mudas disponíveis no viveiro para quem deseja plantar.

Os frutos são lenhosos, grossos, enrugados, de cor marrom escura, medindo de 3 a 10 centímetros de comprimento e de 3 a 3,5 centímetros de largura. Podem pesar aproximadamente 13 gramas, contendo cerca de 30 a 100 sementes por fruto.

Por outro lado, suas sementes são comprimidas lateralmente, com cor próxima ao marrom e avermelhado. Têm um pequeno núcleo seminal, com até 35 milímetros de comprimento e 15 milímetros de largura.

O cedro é conhecido por ser o símbolo da bandeira do Líbano e ter um significado importante para os libaneses. No entanto, além disso, o cedro é uma árvore com inúmeras possibilidades de uso, características particulares e muito vantajosa.

Plantar cedro pode ajudar em áreas degradadas e solos contaminados. Além disso, as diferentes espécies da árvore possuem propriedades únicas para suas regiões de origem. No Brasil, é possível encontrar muitas dessas espécies espalhadas por grande parte do território.

O cedro é o nome dado a uma árvore que pertence à divisão Pinophyta, no grupo das gimnospermas. Também conhecido como acaiacá, é distribuído por todo o território brasileiro. A árvore de cedro é encontrada principalmente em florestas abertas ou em campos com clima quente e úmido, além de solos bem drenados.

Pode também ser encontrado ao longo de todo o comprimento do Rio Grande do Sul ao Pará, na mata atlântica semidecidual, com altitudes variando de 5 a 1800 metros. Existem muitas espécies de cedro ao redor do mundo. Portanto, as principais são:

  • Cedro do Líbano;
  • Cedro Rosa;
  • Cedro Arana.

O uso do cedro tem muitos propósitos, principalmente devido à sua madeira. A madeira de cedro é amplamente utilizada, por exemplo, na fabricação de:

  • Modelos para fundição;
  • Molduras para fotos;
  • Artigos de escritório;
  • Instrumentos musicais;
  • Construção civil, naval e aeronáutica;
  • Marcenaria;
  • Móveis;
  • Esculturas;
  • Cabos de vassouras, entre outros.

Como uma árvore com beleza ornamental, o cedro pode ser usado em projetos de arborização urbana e paisagística. No entanto, também é muito importante quando utilizado para recuperar florestas de áreas degradadas e matas ciliares, assim como na recuperação de solos que foram contaminados por quantidades tóxicas de metais pesados.

Abrir bate-papo
Olá 🍃
Podemos ajudar?