EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Samaúma

Sagrada para os maias no México e para diversos povos indígenas brasileiros, a Samaúma é considerada a árvore rainha da Amazônia. Com alturas que variam de 60 a 70 metros (podendo chegar até 90 m), a “mãe das árvores” é conhecida pelo imenso tronco que pode ter três metros de diâmetro e por sua capacidade de extrair água de profundos lençóis subterrâneos, não apenas para si, mas também para irrigar outras espécies na região.

Também chamada de mafumeira, sumaúma e kapok, esta majestosa árvore possui madeira macia e produz frutos amplamente utilizados na confecção de estofamentos e almofadas. A fibra presente nas sementes tornou-se uma alternativa ao algodão e é uma característica chave da planta.

O tronco largo e ramificado gerou lendas nativas sobre a capacidade da árvore em fornecer abrigo.

Além disso, o chá da casca funciona como diurético, e diferentes partes da Ceiba pentandra (nome científico da espécie) podem ser usadas no tratamento de doenças como bronquite, artrite e conjuntivite.

Um poderoso patrimônio vivo da flora latino-americana, a Samaúma é uma árvore sagrada e uma das maiores da Floresta Amazônica. O tronco, com suas raízes imensas, forma compartimentos elevados que frequentemente servem de abrigo e moradia para povos indígenas e outras populações locais.

A majestosa macumbeira encanta os visitantes e também simboliza força e proteção para aqueles que vivem sob seu reino natural.

Abrir bate-papo
Olá 🍃
Podemos ajudar?